New Activity

A geração da energia elétrica

A forma de energia mais usada nas casas, nas indústrias e no comércio é a elétrica. Assim, estudar como obter energia elétrica equivale a examinar todo o problema energético. Hoje, temos várias formas de transformar diferentes fontes de energia em energia elétrica. Em seguida, listamos cinco dessas formas.
A geração hidrelétrica(geração de energia elétrica a partir do movimento das águas) consiste, na maior parte das vezes, na utilização da queda de água de um rio para movimentar turbinas, que vão acionar um gerador que, por sua vez, vai gerar a energia elétrica.
A geração termelétrica(geração de energia elétrica a partir do calor) segue sempre um mesmo princípio: queimar um combustível para produzir calor, que gera vapor para movimentar turbinas, que acionam um gerador de energia elétrica. Esse combustível pode ser um derivado de petróleo, carvão, madeira, gás natural, bagaço de cana, entre outros. Mais comumente, no Brasil, são usados óleos combustíveis e gás natural.
A geração eólica(geração de energia elétrica a partir do vento) ainda é um pouco cara, mas, nas regiões em que os ventos são intensos ou constantes, pode ser uma boa opção. As modernas turbinas de vento são formadas por um conjunto de pás ligadas a um eixo e a um gerador elétrico. Com elas, a energia dos ventos é convertida em energia elétrica.
A geração termonuclear(geração de energia elétrica a partir do calor produzido pela fissão nuclear) produz calor pela fissão nuclear para gerar vapor, que movimenta turbinas, que acionam um gerador de energia elétrica. Esse tipo de geração de energia elétrica também faz parte do grupo das usinas termelétricas.
A geração solar ou fotovoltaica (geração de energia elétrica a partir da luz do sol) usa células solares feitas de um material chamado silício para produzir energia elétrica. Esse efeito é chamado de fotovoltaico porque na interação com as células solares de silício, a luz, ao ser absorvida, se converte em energia elétrica.
É importante ressaltar que a matéria-prima utilizada nas termelétricas é bem diversificada. Enquanto nas usinas termonucleares (ou simplesmente nucleares), o aquecimento da água é produzido pela fissão nuclear, uma reação que ocorre no núcleo atômico de um elemento radioativo (geralmente o urânio), nas demais termelétricas (ditas convencionais), o calor é produzido pela queima de um combustível (combustão), que pode ser o gás natural, o carvão mineral e o diesel ou biomassa (derivada de organismos vegetais, como a lenha, o óleo vegetal, o biodiesel e o etanol) para realizar o mesmo processo: obter energia elétrica a partir da movimentação de turbinas pelo aquecimento (vaporização) da água. Assim, as termelétricas têm em comum o fato de todas aquecerem água até a vaporização, apesar de utilizarem matérias-primas diferentes. É o vapor, resultante desse processo, que move as turbinas.
Recommended age: 14 years old
0 times made

Top 10 results

There are still no results for this activity. Be the first to stay in the ranking! Log in to identify yourself.
Create your own free activity from our activity creator
Compete against your friends to see who gets the best score in this activity

0 Comments

Log in to write a comment.
  1. time
    score
  1. time
    score
time
score
time
score